Para quem não lembra, Genius foi o primeiro brinquedo eletrônico vendido no Brasil e fez muito sucesso na década de 80. Ele era um jogo da memória que gerava uma sequência aleatória com 4 teclas coloridas e a cada acerto, adicionava uma nova cor ao final da sequência para aumentar o nível de dificuldade.
Dificuldade:
Montagem:
Programação:
Material Utilizado:
A Montagem
O Sketch
//Vamos começar definindo as notas para os sons
#define NOTE_D4 294
#define NOTE_G4 392
#define NOTE_A4 440
#define NOTE_A5 880
// criando o array para os 4 sons para sortear um som
int tons[4] = { NOTE_A5, NOTE_A4, NOTE_G4, NOTE_D4 };
// Nossa sequência de até 100 itens vai começar vazia.
int sequencia[100] = {};
// Indica a rodada atual que o jogo se encontra.
int rodada_atual = 0;
// Indica o passo atual dentro da sequência, é usado enquanto a sequência
// está sendo reproduzida.
int passo_atual_na_sequencia = 0;
/*
* Indica o pino de áudio, leds e botões.
* Os pinos de leds e botões estão em ordem, relacionados uns aos outros, ou
* seja, o primeiro led está relacionado ao primeiro botão. A ordem destas
* sequências também estão relacionadas a ordem dos tons.
*/
int pinoAudio = 6;
int pinosLeds[4] = { 8, 9, 10, 11 };
int pinosBotoes[4] = { 2, 3, 4, 5 };
// Indica se um botão foi pressionado durante o loop principal.
int botao_pressionado = 0;
// Flag indicando se o jogo acabou.
int perdeu_o_jogo = false;
void setup()
{
// Definindo o modo dos pinos dos Leds como saída.
for (int i = 0; i <= 3; i++) {
pinMode(pinosLeds[i], OUTPUT);
}
// Definindo o modo dos pinos dos Botões como entrada.
for (int i = 0; i <= 3; i++) {
pinMode(pinosBotoes[i], INPUT);
}
// Definindo o modo do pino de Áudio como saída.
pinMode(pinoAudio, OUTPUT);
// Inicializando o random através de uma leitura da porta analógica.
// Esta leitura gera um valor variável entre 0 e 1023.
randomSeed(analogRead(0));
}
void loop()
{
// Se perdeu o jogo reinicializamos todas as variáveis.
if (perdeu_o_jogo) {
int sequencia[100] = {};
rodada_atual = 0;
passo_atual_na_sequencia = 0;
perdeu_o_jogo = false;
}
// Toca um som de início para anúnicar que o jogo está começando quando é a primeira rodada.
if (rodada_atual == 0) {
tocarSomDeInicio();
delay(500);
}
// Chama a função que inicializa a próxima rodada.
proximaRodada();
// Reproduz a sequência atual.
reproduzirSequencia();
// Aguarda os botões serem pressionados pelo jogador.
aguardarJogador();
// Aguarda 1 segundo entre cada jogada.
delay(1000);
}
// Sorteia um novo item e adiciona na sequência.
void proximaRodada() {
int numero_sorteado = random(0, 4);
sequencia[rodada_atual++] = numero_sorteado;
}
// Reproduz a sequência para ser memorizada.
void reproduzirSequencia() {
for (int i = 0; i < rodada_atual; i++) {
tone(pinoAudio, tons[sequencia[i]]);
digitalWrite(pinosLeds[sequencia[i]], HIGH);
delay(500);
noTone(pinoAudio);
digitalWrite(pinosLeds[sequencia[i]], LOW);
delay(100);
}
noTone(pinoAudio);
}
// Aguarda o jogador iniciar sua jogada.
void aguardarJogador() {
for (int i = 0; i < rodada_atual; i++) {
aguardarJogada();
verificarJogada();
if (perdeu_o_jogo) {
break;
}
passo_atual_na_sequencia++;
}
// Redefine a variável para 0.
passo_atual_na_sequencia = 0;
}
void aguardarJogada() {
boolean jogada_efetuada = false;
while (!jogada_efetuada) {
for (int i = 0; i <= 3; i++) {
if (digitalRead(pinosBotoes[i]) == HIGH) {
// Dizendo qual foi o botao pressionado.
botao_pressionado = i;
tone(pinoAudio, tons[i]);
digitalWrite(pinosLeds[i], HIGH);
delay(300);
digitalWrite(pinosLeds[i], LOW);
noTone(pinoAudio);
jogada_efetuada = true;
}
}
delay(10);
}
}
void verificarJogada() {
if (sequencia[passo_atual_na_sequencia] != botao_pressionado) {
// GAME OVER.
for (int i = 0; i <= 3; i++) {
tone(pinoAudio, tons[i]);
digitalWrite(pinosLeds[i], HIGH);
delay(200);
digitalWrite(pinosLeds[i], LOW);
noTone(pinoAudio);
}
tone(pinoAudio, tons[3]);
for (int i = 0; i <= 3; i++) {
digitalWrite(pinosLeds[0], HIGH);
digitalWrite(pinosLeds[1], HIGH);
digitalWrite(pinosLeds[2], HIGH);
digitalWrite(pinosLeds[3], HIGH);
delay(100);
digitalWrite(pinosLeds[0], LOW);
digitalWrite(pinosLeds[1], LOW);
digitalWrite(pinosLeds[2], LOW);
digitalWrite(pinosLeds[3], LOW);
delay(100);
}
noTone(pinoAudio);
perdeu_o_jogo = true;
}
}
void tocarSomDeInicio() {
tone(pinoAudio, tons[0]);
digitalWrite(pinosLeds[0], HIGH);
digitalWrite(pinosLeds[1], HIGH);
digitalWrite(pinosLeds[2], HIGH);
digitalWrite(pinosLeds[3], HIGH);
delay(500);
digitalWrite(pinosLeds[0], LOW);
digitalWrite(pinosLeds[1], LOW);
digitalWrite(pinosLeds[2], LOW);
digitalWrite(pinosLeds[3], LOW);
delay(500);
noTone(pinoAudio);
}