Experimentos Básicos
Arduino é uma plataforma de desenvolvimento que inclui uma placa com entradas e saídas (digitais e analógicas),
que permitem diversos tipos de aplicação, tais como: robótica, segurança, arte, entre outras.
Essa protoboard possui 2 barramentos para alimentação, 30 colunas e 10 linhas com um total de 400 pontos (espaçados no padrão de 0,1") e um adesivo auto colante em sua base. É possível ligar várias destas protoboards para aumentar a área de prototipagem.
Um resistor é um componente eletrônico que tem a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica ou limitar a corrente elétrica em um circuito.
Um resistor é um componente eletrônico que tem a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica ou limitar a corrente elétrica em um circuito.
Um potenciômetro é um componente eletrônico que possui resistência elétrica ajustável. Geralmente, é um resistor de três terminais onde a conexão central é deslizante e manipulável. Se todos os três terminais são usados, ele atua como um divisor de tensão.
A Chave Tactil pode ser utilizada para fazer o acionamento dos LEDs ou também para a simulação de sensores.
Este é um sensor bem leve e pequeno. A fotocélula muda a resistência, dependendo da quantidade da luz a que está exposta.
Um termistor de 10K com coeficiente de temperatura negativo. Boa escolha para aplicações sensoriamento de temperatura.
Descrição: Este é o exemplo mais simples que você pode fazer com um Arduino para visualizar uma saída física (LED do Pino D13).
Dificuldade:
Descrição: Este é outro exemplo simples onde você visualizará a alteração progressiva do brilho de um LED usando a função analogWrite().
Dificuldade:
Descrição: Neste exemplo você utilizará o Serial Monitor para alterar o estado dos LEDs.
Dificuldade:
Descrição: Com este exemplo, você aprenderá como fazer leituras digitais utilizando uma chave táctil e o Serial Monitor para monitorar o estado dela.
Dificuldade:
Descrição: Vamos demonstrar como executar três operações lógicas com o Arduino.
Dificuldade:
Descrição: Com este exemplo você aprenderá como fazer leituras analógicas (0 a 1023) a partir de um potenciômetro.
Dificuldade:
Descrição: O dimmer é um dispositivo que controla a luminosidade de uma lâmpada atráves de um potenciômetro.
Dificuldade:
Descrição: Utilizando um resistor NTC e a entrada analógica do Arduino, vamos ler a temperatura do ambiente com a biblioteca Thermistor no serial monitor.
Dificuldade:
Descrição: Com este exemplo você aprenderá como utilizar a Mini Fotocélula (LDR) para fazer leitura de luminosidade do seu ambiente.
Dificuldade:
Descrição: Com este alarme por temperatura você poderá definir um range dentro do programa e caso a ela exceda os limites, um alarme será tocado pelo Buzzer.
Dificuldade:
Descrição: Utilizando um piezo, você poderá fazer um sensor de impacto. Neste exemplo você pode vai alterar o LED conectado ao pino 13 com as batidas sobre o piezo..
Dificuldade:
Descrição: Neste exemplo você irá montar um identificador de linha preta utilizando emissor e receptor infravermelho.
Dificuldade:
Descrição: Com esse exemplo você consegue criar uma linha de luz infravermelha, utilizando o Emissor e o Receptor infravermelho.
Dificuldade:
Descrição: Com esse exemplo você conseguirá utilizar o Emissor e o Receptor infravermelho para detectar obstáculos.
Dificuldade:
Descrição: Este é um exemplo básico que demonstra como controlar um Servo motor com o uso de um potenciômetro e o Arduino
Dificuldade:
Descrição: Com esse exemplo você controlará a velocidade de rotação do motor, a partir do PWM gerado pelo Arduino.
Dificuldade: